A ansiedade patológica é uma condição emocional que, infelizmente, está a afectar a nossa sociedade de forma fulminante. O ritmo do dia a dia é cada vez mais acelerado, somos expostos a muitos estímulos, com pouco espaço para parar. A ansiedade pode manifestar-se de variadas formas: ataques de pânico, preocupações constantes, medos irracionais e tensão emocional.
Diante deste cenário, muitas pessoas procuram soluções que as ajude a lidar com os sintomas, na esperança de recuperar a sua qualidade de vida. É aqui que as Constelação Familiares se destacam como uma abordagem terapêutica inovadora e promissora.
O que é a Ansiedade?
Segundo a CUF, a ansiedade é uma emoção normal, em resposta ao stress do dia-a-dia. O corpo entende como uma sensação de medo e insegurança perante algo que poderá acontecer e que tememos que possa ter um impacto negativo.
No entanto, quando a ansiedade atrapalha a capacidade de cumprir rotinas, causando sofrimento físico e/ou emocional, estamos diante de uma patologia ansiosa.
Quais são os sintomas?
De acordo com o SNS os sintomas podem ser variados de pessoa para pessoa e podendo assumir cárteres físicos e/ou psicológicos.
Alguns dos sintomas psicológicos são: sensação de medo, inquietação; insónia; irritabilidade. Acompanhados de sintomas físicos como, tensão muscular, tremores, respiração rápida, tonturas e formigueiros; aumento dos batimentos cardíacos; transpiração profusa; boca seca.
O que é a Constelação Familiar?
A Constelação Familiar é um método terapêutico desenvolvido pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger. Essa abordagem baseia-se na ideia de que os nossos desafios emocionais têm origem nas nossas dinâmicas familiares e nos padrões inconscientes que carregamos.
O terapeuta ou constelador, auxilia o indivíduo a visualizar tridimensionalmente e a vivenciar as diferentes perspectivas do seu sistema familiar, que inclui pais, irmãos e gerações passadas. Durante a sessão, um grupo de pessoas disponibiliza-se para representar membros da família ou elementos simbólicos relacionados ao sistema familiar a ser trabalhado. Esse espaço seguro permite que os sentimentos, conflitos e os segredos ocultos sejam trazidos à luz, proporcionando uma compreensão mais profunda das dinâmicas familiares.
Assim, o constelador e os participantes podem identificar os padrões e os desequilíbrios ocultos na família. Frequentemente, podem surgir insights, revelações e curas emocionais significativas. Através do processo de constelação, as questões não resolvidas e os sentimentos reprimidos podem ser explorados e libertados, promovendo a cura e o bem-estar pessoal.
É importante ressaltar que a Constelação Familiar não é um método de adivinhação ou terapia de aconselhamento tradicional. Em vez disso, é uma abordagem terapêutica sistêmica que visa trazer à luz as influências familiares inconscientes e assim, oferecer uma perspectiva renovada sobre os desafios e problemas pessoais.
A Constelação Familiar tem sido amplamente adotada em todo o mundo como uma ferramenta complementar para o crescimento pessoal, o desenvolvimento emocional e a cura de relacionamentos familiares.
Como a Constelação Familiar pode ajudar com a ansiedade?
Muitas vezes, sem sabermos, carregamos as mesmas preocupações, medos e tensões não resolvidas pelos nossos antepassados. Estes sentimentos podem-se manifestar em ansiedade, mesmo que ainda não tenhamos consciência disso.
Uma das principais vantagens da Constelação Familiar é sua capacidade de aceder ao campo inconsciente coletivo da família. Ao trabalharmos com representações simbólicas torna-se possível aceder a um conjunto de informações que até então estavam ocultos.
Esta compreensão mais profunda permite que a pessoa sinta uma sensação de alívio, um novo ponto de vista sobre o desafio, uma sensação de alívio e tranquilidade. Ao reconhecer que o seu problema pode ser uma resposta inconsciente a esses padrões familiares, a cura pode ser alcançada.
Vale ressaltar que esta não é uma solução mágica para a ansiedade. É um trabalho emocional profundo, algo que requer tempo, dedicação e trabalho pessoal, que por vezes se apresenta como doloroso de sentir e reconhecer. Contudo, os participantes relatam resultados muito positivos após participar nas sessões, experienciando uma redução significativa na intensidade dos sintomas de ansiedade e um aumento na capacidade de enfrentar seus desafios emocionais diários.
Se procuras uma abordagem terapêutica inovadora e eficaz para lidar com a ansiedade, considera a Constelação Familiar. Recomendamos sempre procurar um constelador experiente e qualificado para obter orientação e apoio adequados durante o processo. Sabe mais sobre os nossos retiros
*As informações contidas nesta publicação têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de médicos, nutricionistas e outros profissionais de saúde.
Comments